Plataforma (RE)PENSA: Divulgação e organização das contribuições de Ailton Krenak à descolonização e suspensão desta humanidade.
RESUMO
A intensão deste artigo é permanecer a atenção crítica em favor das formas de existências não acomodadas em aceitar a descrição do colonialismo diante das histórias e aos sujeitos inscritos na margem social. Especificamente os povos originais em território brasileiro, constantemente deslocados da humanidade e da contemporaneidade, através de tutelas intelectuais que se sentem no direito de formular categorias para estes. O objetivo desse estudo é colaborar para o rompimento desta forma tutelar de inserção de povos originais. Ele apresentando via plataforma virtual, produções de conhecimento e movimentos de existência indígena nesse território, usualmente nomeado América Latina, colaborando para o rompimento de esteriótipos pejorativos e subalternização de corpos e práticas, aliando o ofício do historiador e o ensino de História, fundamentais à articulação decolonial, extinguindo práticas do colonialismo epistêmico, social e histórico, promovendo o ocultamento e silenciamento de mundos possíveis e interpretações sociais. Tudo isso impossibilita o alcance coletivo e individual à diversas dimensões de liberdade. Como aliada aos movimentos de autonomia e auto-inscrição dos povos originais, escuto estas interpretações e absorvo os concelhos, a melhor elaboração do meu trabalho e especialização, sendo favorável à luta anti-colonial, descolonização, liberdade, autonomia e antirracismo. Produzindo conteúdos educativos da temática indígena, à partir de interpretações e demandas próprias., auxiliando acadêmicos, professores, pesquisadores, tutores e educandos, por meio da oferta e facilidade de acesso a conteúdos que promovam a equalização social e divulgação dos povos originais no contemporâneo; protagonistas sociais, políticos, educativos e históricos, potentes à
reexistir e colaborar a melhor convivialidade.
PALAVRAS CHAVES: Plataforma digital; Prática decolonial; Epistemologia indígena;
ORIENTAÇÃO: Mateus Fávaro Reis e Helena Azevedo Paulo de Almeida.
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