
PESQUISA&SABERES
#DIVULGAÇÃOCIENTÍFICA
#EPISTEMOLOGIASPLURAIS
#PENSAMENTODECOLONIAL
#CIÊNCIAÉPERTENCIMENTO
(RE)Pensa, ao se intitular como "suporte à descolonização e suspensão desta humanidade”, apresenta sua concepção sobre a pesquisa científica. Historicamente diversas contribuições epistêmicas indígenas e cosmovisões não assimiladas pela academia foram invisibilizadas e silenciadas no fazer científico, em detrimento de uma hegemonia de uma epistemologia branca e eurocêntrica. Essa hierarquização, sendo herança colonial, é pautada em uma história única, como se os povos originários estivessem presos ao passado, e também no epistemicídio, ou seja, na invisibilização das contribuições culturais e sociais não assimiladas pelo “saber” ocidental. Por isso, a formulação do (RE)Pensa acerca da produção acadêmica visa, na sua prática e teoria, a descolonização das pesquisas, ao identificar, valorizar e agregar conhecimentos que já circulam fora dos limites acadêmicos.
Ao assumir o compromisso de construção de outras epistemologias, de contra narrativas, ruptivas e subversivas, essencialmente há uma responsabilidade com o fundamento teórico e filosófico. As contribuições indígenas, africanas, diapóricas, quilombolas, populares e de povos tradicionais são centrais ao (RE)Pensa Humanidade. Ampliar o horizonte das perspectivas, das pesquisas, e levar em consideração outras escritas, outras fontes, outros formatos e meios de circulação, são os princípios que guiam o (RE)Pensa.
Publicações em revistas acadêmicas
Nosso núcleo tem o devir de publicar artigos em revistas científicas com intuito de ocupar estes espaços com debates plurais alinhando a práticas e teorias decoloniais. Explore a lista e os textos completos dos trabalhos submetidos abaixo.

(Resenha)
“O sistema e o antissistema: Três ensaios, três mundos no mesmo mundo”
Texto em processo de aceite:
Revista Espacialidades.
POR: Mauro César Junior, Milena Pereira e Ana Laura Uba.

(Resenha)
“Lugares de Origem”
Texto em processo de aceite:
Revista Três Pontos
POR: Mauro César Junior, Milena Pereira e Ana Laura Uba.