top of page
CAPA PODCAST (RE)PENSA HUMANIDADE

PODCAST

#ESCUTAORIGINÁRIA
#INTERPRETAÇÕESPLURAIS
#TRANSCULTURALIDADE
#OUTROSMUNDOSPOSSÍVEIS

A maior parte da comunicação em grandes mídias ainda atende à demanda colonial, que ignora e silencia as variadas formas de conceber mundos e coletivos, perpetuando-se um padrão universalizante, que se impõe como superior às outras possibilidades cíclicas de experiências e formas de permanência neste mundo. Surge, daí, a escolha da ferramenta Podcast, respondendo à urgência de elaborar um canal de comunicação que reúne e identifica estes outros modos de estar no mundo, a fim de possibilitar que um público amplo tenha acesso às múltiplas existências coletivas e individuais.
Unimos, assim, a intenção de dinamizar o conteúdo e democratizar as transmissões de conhecimento e narrativas adquiridas através das trocas orais, reforçando a prática e o uso da oralitura como escolha metodológica para uma construção epistemológica que, além de ser versátil e possuir uma alta dinâmica à acessibilidade, é extensível a um público amplo que se interessa por determinados temas. Nesses termos, elaboramos formações continuadas para alunos das amplas áreas de ensino, contendo as práticas da Oralidade e o incentivo à escuta como expressões naturais do saber, o que aprimora outras sensorialidades e percepções que não sejam os da visão e da palavra escrita, formato hierarquizante do saber-aprender por meio do letramento escrito. A respeito dos modos de construção e incorporação do saber sob a perspectiva do povo Yanomami, cabe aqui a fala de Davi Kopenawa (2015, p. 458): “aprendemos a pensar direito com os xapiri6, é esse o nosso modo de estudar e, assim, não precisamos de peles de papel”.
O podcast cumpre o papel de pluralizar os espaços de falas e de memórias, já que essas se tornam vivas e presentes quando se amplia o movimento de trazer pessoas e coletivos Originários para conversarem e produzirem conhecimento, por meio do trânsito de ideias e mentalidades, facilitado pelo registro e arquivamento da expressão oral em arquivo parte da “Web”. Tal registro irá se transtemporalizar e, novamente, impulsionar a democratização e a retomada de momentos de escuta dos debates que se perdem em meio ao tempo prospectivo a que estamos comumente condicionados.
Em meio a este fator, acreditamos que as plataformas de áudio conectam as pessoas de uma forma mais dinâmica a uma perspectiva de conhecimento pautada em pedagogias afetivas, que trazem a dedicação integral e única da escuta, momento em que se tem certeza da autenticidade do pensamento, da expressão presente na fala que transcende o letramento escrito a partir de uma experiência que gera maior proximidade entre o interlocutor, o mediador e o ouvinte, conferindo-lhes maior fluidez da partilha dos saberes.

PODCAST: Pesquisa
PODCAST: Music Player

TRANSCRIÇÃO DO ÁUDIO

EP.01 - Entrevista com Marcelo Kraho

EP.02 - Entrevista com Olinda Yawar

EP.03 - Entrevista com Ziel Karapotó

EP.04 - Intelectuais Indígenas

EP.05 - Guerreiras

PODCAST: Arquivos
bottom of page